Almada Festas Turismo Gastronomia Portugal

Almada é uma cidade portuguesa situada na margem sul do rio Tejo, no distrito de Setúbal. Com uma área de 45,88 km² e cerca de 175.000 habitantes, é a freguesia mais populosa da região. Possui sete freguesias: Almada, Cova da Piedade, Pragal, Caparica, Trafaria, Costa da Caparica e Cacilhas.

A história de Almada remonta aos tempos pré-históricos, com evidências de habitação humana datando de cerca de 4.000 a.C. Na antiguidade, a região foi habitada pelos íberos e romanos, e muitos artefatos e ruínas desses períodos ainda podem ser vistos hoje.

Durante a Idade Média, Almada foi um importante centro comercial e de pesca, com uma posição estratégica na margem sul do Tejo. Em 1217, foi tomada pelos cruzados liderados por Sancho I de Portugal, e logo se tornou um centro importante do reino. Em 1314, foi atacada pelos mouros e sua fortificação foi reconstruída.

Durante o século XVI, Almada se desenvolveu como um importante porto comercial e foi fortificada novamente para se proteger de ataques inimigos. A construção do Forte de Santiago e do Convento de Jesus no topo da colina de Almada são exemplos desse período.

No século XVII, Almada foi novamente atacada, desta vez pelos franceses, e sofreu grandes danos. No século XIX, a freguesia se recuperou e se expandiu, com a construção de novos edifícios e infraestrutura.

Na primeira metade do século XX, Almada experimentou um grande crescimento demográfico e urbano, com a construção de novos bairros residenciais e industriais. Durante o período do Estado Novo, a freguesia foi palco de protestos e movimentos políticos, incluindo a greve geral de 1961.

Na década de 1970, Almada se transformou em um importante centro cultural e universitário, com a fundação da Universidade de Almadas e a construção de novos teatros e museus. A freguesia também se desenvolveu como um destino turístico popular, atraindo visitantes para suas praias, monumentos históricos e vida noturna animada.

Almada também é famosa por sua posição geográfica, que proporciona vistas panorâmicas do rio Tejo e do outro lado, Lisboa. A freguesia conta com vários miradouros ao longo das colinas.

Atrações turísticas de Almada

O Castelo de Almada, um imponente fortificação medieval construída no século XII que oferece vistas panorâmicas sobre o rio Tejo e a freguesia de Lisboa.
Uma das principais atrações turísticas de Almada é o Cristo Rei, uma estátua de Cristo com 28 metros de altura, localizada no topo do Monte da Graça.

A Praia de Santo António, uma longa praia de areia com vistas deslumbrantes sobre o rio Tejo e uma vida noturna animada.
O Mercado Municipal de Almada, um edifício histórico onde se encontra uma grande variedade de produtos regionais, incluindo frutas, legumes e produtos do mar frescos.
O Museu de Arte Contemporânea de Almada, que apresenta uma coleção de obras de arte contemporânea portuguesa e internacional, incluindo pinturas, esculturas e fotografias.

Para os amantes da natureza, s sul, o Parque Natural da Arrábida é uma ótima opção. É uma área protegida com belas paisagens, trilhas para caminhadas e vistas deslumbrantes do mar. Também é possível fazer passeios de barco e mergulho nas águas cristalinas da região.

Almada é conhecida por sua gastronomia local que inclui pratos como o arroz de tamboril, sopa de peixe, e açorda de marisco. Os visitantes também podem experimentar as deliciosas ostras frescas de Caparica e os doces tradicionais como os pastéis de nata.

Na cidade há várias opções de acomodação, desde pequenos hotéis familiares até resorts luxuosos. Entre as festas e eventos da cidade, a Festa de Nossa Senhora da Luz é uma das mais populares, realizada todos os anos na primavera com música, dança e atividades para todas as idades.

Comments

Popular posts from this blog