Carvalhal Abrantes Turismo Hoteis Festas

A economia de Carvalhal, uma zona rural situada na região do Vale do Tejo em Portugal, era tradicionalmente baseada na madeira devido à sua proximidade com uma área fortemente arborizada.

No entanto, a agricultura de subsistência, que foi amplamente praticada até a década de 1980, vem sendo abandonada.

A região tem sido particularmente afetada por incêndios florestais.

A culinária de Carvalhal é influenciada pelas regiões vizinhas de Beira e Alentejo, com pratos como migas de pão de milho, feijão e couve galega e enchidos e açordas.

Algumas famílias ainda criam porcos e o dia da matança é um momento de reunião familiar com petiscos como febras grelhadas, canja de porco e iscas.

Durante o verão, é tradicional uma sopa fria chamada picada, feita com água, vinagre, sal e pepino picado.

Durante as festas da freguesia, é comum fazer bolos lêvedos ou bolos da porta do forno.

O patrimônio construído da freguesia é relativamente reduzido, com uma igreja nova que substituiu uma capela de pouco interesse artístico.

A arquitetura vernacular da região é destacada pelas chaminés típicas em forma de paralelepípedo longo, protegidas por um beiral e com uma grade de tijolos para evacuação de fumaça.

As casas que mantêm essas características são raras e geralmente são pintadas com rosa-dos-ventos.

Carvalhal é uma freguesia em Abrantes, uma cidade na região do Centro de Portugal, na sub-região do Médio Tejo. Com uma área de 17,54 km² e uma população de 530 habitantes (segundo o censo de 2021), a densidade populacional da freguesia é de 30,2 hab/km². 

Situada no extremo norte do município, Carvalhal é vizinha dos concelhos de Vila de Rei ao norte, Sardoal a leste, a sede do município, Abrantes, ao sul, e as localidades de Souto e Fontes a oeste. 

A freguesia inclui as localidades de Carvalhal, Carril, Matagosa, Matagosinha, S. Domingos, Sobral Basto e Vale Tábuas.

Comments

Popular posts from this blog